Looking for more resources for supporting parents during COVID-19? Visit the Start Talking Now Facebook page.

Pais e cuidadores

You are here

Home » Pais e cuidadores

Clique aqui para acessar o site em português

Esta página traz informações sobre:

Você é a influência mais poderosa nas decisões sobre drogas de seu filho adolescente.

Mais que amigos. Mais que celebridades. Daí a importância de os adolescentes ouvirem seus conselhos para não consumir maconha, álcool e outras drogas e de aprenderem a fazer escolhas saudáveis, inclusive a buscar meios saudáveis ​​de lidar com momentos difíceis.

Pode ser difícil conversar com seu filho adolescente sobre esses temas, mas pesquisas revelam que é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para demonstrar sua preocupação, definir expectativas e ajudar a mantê-los seguros e saudáveis. As conversas podem ser informais e curtas, e podem acontecer durante o seu convívio com seu filho adolescente. Aqui vai uma lista de respostas para possíveis perguntas de seu filho sobre álcool e maconha, para ajudar você a se preparar para essas conversas. Como cada pessoa é única, lembre-se de adaptar suas respostas com base em suas próprias opiniões e experiências. Quando a conversa é agradável e sincera, o impacto é ainda mais efetivo.

Veja algumas dicas e informações para ajudar você a conversar com seus filhos adolescentes:

Dicas para pais e cuidadores.

Conviva com seu filho adolescente, conversem com frequência e façam coisas divertidas juntos!

Você pode ajudar seu filho adolescente a evitar a maconha, o álcool e outras drogas quando cria laços, estabelece limites e os acompanha.

Crie laços estreitos.

Os adolescentes são menos propensos a beber ou usar maconha ou outras drogas quando os pais e/ou cuidadores participam de suas vidas e quando se sentem próximos deles. Para ampliar os laços familiares:

  • Dedique pelo menos 15 minutos de tempo entre você e seu filho todos os dias.
  • Façam coisas divertidas juntos.
  • Faça comentários positivos sobre as escolhas saudáveis que seu filho fizer.
  • Comam juntos.

Estabeleça limites claros.

Defina regras claras de antemão, seja coerente e fale sobre as regras com frequência. Para estabelecer limites:

  • Converse periodicamente sobre suas expectativas.
  • Aplique disciplina justa e coerente sempre que as regras forem quebradas.
  • Ajude seus filhos a ter relacionamentos positivos com os amigos.
  • Ajude seu filho a praticar formas de dizer não às drogas.

Acompanhe as interações.

Sempre saiba o que seus filhos adolescentes estão fazendo, aonde estão indo e com quem estão andando. Ajude-os a planejar atividades seguras e divertidas. Lembre-se de fazer estas cinco perguntas:

  • Aonde você vai?
  • O que você vai fazer?
  • Quem vai estar com você?
  • Quando você volta?
  • Vai haver álcool, maconha ou outras drogas?

Quais são os riscos do consumo de álcool, maconha e outras drogas por menores?

O uso precoce de álcool, maconha e outras drogas coloca os adolescentes em maior risco de dependência e outros problemas de saúde, reprovação na escola e escolhas profissionais limitadas em caso de prisões e falta de estudo. O consumo de maconha, álcool e outras drogas:

  • Pode causar danos ao cérebro em desenvolvimento do adolescente. Álcool, maconha e outras drogas podem comprometer as áreas do cérebro que controlam a coordenação motora, os impulsos, a memória, a aprendizagem e a capacidade de discernimento. Como o cérebro do adolescente ainda está em desenvolvimento, fica mais vulnerável aos efeitos.
  • Pode provocar dependência. Os menores que bebem antes dos 15 anos de idade têm quatro vezes mais probabilidade de desenvolver problemas com o alcoolismo quando adultos, e aqueles que começam a consumir maconha antes dos 18 anos têm de quatro a sete vezes mais chances de desenvolver um transtorno por uso de maconha do que aqueles que adiam o consumo.
  • Está associado às três principais causas de mortes entre os adolescentes: (inclusive mortes no trânsito e afogamento), homicídio e suicídio.

Descubra os fatos sobre os riscos do uso de substâncias por menores de idade.

Desenvolvam hábitos saudáveis juntos.

Ajude seu filho adolescente a desenvolver hábitos saudáveis, definir objetivos e praticar formas saudáveis de se cuidar.

  • Defina objetivos: a definição de objetivos dá às pessoas um senso de determinação e as ajuda a acreditar em um futuro positivo. O presente pode apresentar desafios, mas é mais fácil lidar quando há otimismo em relação a oportunidades futuras. Converse com seu filho adolescente sobre o que ele pretende fazer no futuro e ajude-o a fazer planos.
  • Desenvolva hábitos saudáveis: boa alimentação, horas de sono suficientes e exercícios físicos revigoram a saúde e o humor. Ofereça uma estrutura (como regularidade das refeições) para favorecer bons hábitos, e converse com seu filho adolescente sobre a importância dos hábitos saudáveis. Criem, juntos, estratégias para fortalecer e praticar bons hábitos.
  • Desenvolva habilidades para lidar com as situações: é importante que os adolescentes identifiquem atividades que os ajudem a se sentir melhor quando estiverem estressados ou ansiosos. Busque, com seu filho adolescente, formas de incorporar essas atividades na vida dele, seja jogando bola no quintal depois do jantar, fazendo uma caminhada pelo bairro, fazendo uma pausa diária para algum tipo de artes ou simplesmente contando até 10 e respirando fundo quando houver a sensação de que as coisas estão fora de controle.

Procure ajuda.

Não há problema em pedir ajuda para seu filho adolescente e para si próprio! Todos os recursos abaixo oferecem o serviço TRS pelo número 711 e serviços de acesso linguístico.

  • Teen Link é uma linha de apoio gratuita e confidencial à disposição dos adolescentes para ligar, enviar mensagens de texto ou conversar via chat com adolescentes treinados das 18h às 22h (horário do Pacífico). Seu filho pode conversar com eles sobre qualquer coisa que estiver acontecendo. Incentive seu filho a ligar, enviar mensagens de texto ou conversar via chat pelo número 1-866-TEENLINK (833-6546). Os adultos também podem ligar para o Teen Link para falar com um médico especializado em prevenção do uso de substâncias. Visite www.teenlink.org para obter mais informações.
  • A Washington Recovery Help Line é uma linha de apoio anônima e confidencial que funciona 24 horas por dia e oferece ajuda para aqueles que lutam com transtornos por uso de substâncias e problemas de saúde mental. Ligue para 1-866-789-1511 ou visite WARecoveryHelpLine.org para obter mais informações.
  • A Washington Listens oferece apoio para quem está se sentindo triste, ansioso ou estressado. O atendimento de segunda a sexta-feira é das 9h às 21h, e aos fins de semana é das 9h às 18h (horário do Pacífico todos os dias). Visite o portal Washington Listens para obter mais informações.